Estimativas globais

Renda Acessível
(mínimo)
Preço Livre
Número de fogos 103 28
Número total de edifícios 12 4
Área total de construção 8.047 m2 3.608 m2
11.655 m2
Área de intervenção 7.217 m2
Habitação 88%
Comércio 12%
Equipamentos -
Número de lugares de estacionamento privativo - -
Área de estacionamento em estrutura edificada - -
Investimento privado €10,94M
Tipo de intervenção Regeneração urbana

Descrição do Projeto

A área de intervenção da Rua de São Lázaro está no centro histórico de Lisboa, ao lado da Praça do Martim Moniz, junto à Baixa Pombalina, ao Bairro Histórico da Mouraria e ao jardim do Campo Mártires da Pátria.

Trata-se de uma zona com elevado nível de transportes públicos, com Metro (linha Verde), várias carreiras de autocarro e a 10 minutos da Estação de Comboios do Rossio (linha de Sintra).

Neste bairro de Lisboa é possível aceder a tudo o que importa para o dia-a-dia, com deslocações a pé ou de bicicleta, sejam as lojas de comércio local, incluindo as esplanadas e lojas de produtos exóticos no Martim Moniz, bem como todo o comércio e restaurantes da Av. Almirante Reis, Largo do Intendente, Baixa e a Av. da Liberdade a apenas 10 minutos a pé. Existem ainda equipamentos de proximidade e de apoio à família.

Serão reabilitados os espaços comerciais nos edifícios a intervencionar e criadas novas lojas nos edifícios a construir.

Neste projeto de habitação no centro histórico, mesmo ao lado do Hospital de São José, não existem lugares de estacionamento nos edifícios a reabilitar ou a construir, podendo no entanto ser alugados lugares de estacionamento nos parques existentes na envolvente (Martim Moniz, Praça da Figueira e Restauradores).

Na Rua de São Lázaro, inserida nas Freguesias de Santa Maria Maior e de Arroios, existe uma expressiva concentração de imóveis municipais contíguos, constituídos por edifícios de várias épocas construtivas (séculos XVII e XIX), nos quais se pretende intervir de uma forma integrada, dotando-os da qualidade habitacional necessária, e preservando e valorizando o seu valor patrimonial.

Galeria global

Documentação

•  Síntese da proposta adjudicada